Blog Sempre Vale



28/06 - Curiosidades sobre a cerveja




Origem

Muitos acham que a bebida teve origem na Alemanha, mas na verdade a cerveja é mais antiga do que imaginamos. Há indícios que na antiga Mesopotâmia, mais precisamente na considerada mais antiga civilização da humanidade, a Suméria (atual Iraque), foi o verdadeiro berço dessa bebida tão popular.

Como outras descobertas da humanidade, a cerveja surgiu por acaso, quando um grupo de agricultores armazenou a colheita dos grãos em vasos. Devido a umidade, desencadeou um processo de fermentação. Com o passar do tempo essa fermentação deu então origem à primeira cerveja primitiva. A bebida foi batizada de Cerevisia, em homenagem a Ceres, a deusa da agricultura (principalmente dos grãos).

Depois de milhares de anos, a bebida foi ganhando outros sabores. Na Idade Média se tornou mais apreciada, pois era comum os mosteiros fabricarem cerveja usando uma grande variedade de ervas para lhe dar aromas diversos. As ervas mais utilizadas eram a mírica, o rosmaninho, o louro, a sálvia, o gengibre e o lúpulo, este último utilizado até hoje e introduzido no processo de produção da cerveja entre os anos 700 e 800 pelos monges do Mosteiro de San Gallo, na Suíça. É o uso do lúpulo que dá à cerveja o sabor amargo tão característico e também ajuda na sua conservação.

As diversas receitas desses mosteiros foram passando de geração em geração até chegarem aos tempos modernos. Atualmente existem mais de vinte mil marcas de cerveja em todo o mundo, o que faz desta bebida a mais favorita das bebidas alcoólicas do planeta.




Institucional

A Empresa
Nossas Lojas

Conheça mais
Nossos Cartões

Conheça mais

Sempre Vale Supermercados
Todos os direitos reservados. © 2016