Blog Sempre Vale



05/06 - O copo ideal para servir os diferentes tipos de cerveja


Parece besteira, mas saiba que existe um formato de copo adequado para cada tipo de cerveja.
Um dos grandes prazeres de quem aprecia a bebida, é o visual. Mas não é apenas isso que faz um copo ser mais indicado que outro. O formato influencia em relação a altura da espuma e a percepção dos aromas, permitindo a apreciação do que há de melhor em cada cerveja.



Vamos aos tipos mais comuns de copos de cerveja.

Tumbler



Indicado para cervejas com baixa formação de espuma, como Witbier (belga, feita de trigo). Como não formam muito creme, a boca do copo deve ser mais aberta.

Caldereta



Como comporta um volume um pouco acima de 300ml, é uma alternativa boa para ter em casa, pois devido a sua versatilidade, pode ser usado para cervejas English, American Ales e até para algumas Lagers escuras e IPAs que são as de baixa fermentação, com pouca formação de espuma.
 
Stange



Indicado para o consumo de cervejas alemãs do tipo Kölsh e Altbier e também as com sabor de frutas (fruit-beers). Permite uma boa formação de espuma, mas não desenvolvem muito aroma.
 
Lager



Muito comum no Brasil, esse formato é confundido com a Tulipa. A diferença é que a tulipa tem a boca mais aberta e um pé mais fino, longo e elevado.  Devido ao seu formato, deixa a espuma mais densa, com longa duração.
 
Caneca


Usada para servir chope ou cerveja na pressão. De vários tamanhos e modelos, a caneca é robusta e conta com apoio para o polegar na alça, isso para equilibrar o peso copo e da bebida. Indicada principalmente para cervejas com espuma consistente.
 
Tulipa


O mais popular dos copos de cerveja, é excelente opção para as que possuem bastante creme, como as belgas Duvel e Strong Ales. A evolução da espuma é observada pela sua forma baixa e elegante.
 
Weizen


Indicado para cervejas com espuma altamente densa, do tipo Weiss (trigo). Como é um copo alto, possibilita que todo o conteúdo de garrafas de 500ml seja colocado de uma só vez, sem perdem o fundo com as leveduras, sobrando espaço ainda para a espuma.
 
Mass



Típico canecão de um litro, é um sucesso nas mãos de quem gosta de beber bastante e brindar sem a necessidade de encher o copo a todo instante.
 
Pint



Por comportar grande quantidade de cerveja, esse modelo é encontrado nos pubs ingleses e irlandeses. Ideal para as cervejas bem encorpadas, com espuma de boa resistência do tipo Bitter e Stouts, e até as amargas. Com um anel mais saliente no topo, e uma boca mais larga que a base, sua idealização foi principalmente para facilitar o empilhamento, evitando que os copos fiquem presos e quebrem.
 
Goblet



Ideal para as cervejas com espuma densa, como as trapistas belgas, feitas por monges. Seu formato característico com boca larga e pezinho alongado, mantém íntegro o creme assim como a percepção do aroma.
 
Flauta


Seu desenho esguio e charmoso faz com que as qualidades da cerveja sejam mantidas no copo, e o creme demore mais para dissipar. Perfeito para a degustação de boas cervejas do tipo Faro, Lambic, Gueuze e as champegnoises.
 
Taça


Combina com todos os tipos de cerveja , e ultimamente vem sendo utilizado bastante devido a sua elegância. Com uma haste fina e curtinha, é um modelo ideal para degustações.
 
Pilsner


Indicada para cervejas do tipo Pilsen, pois possibilita a formação de um creme, além de direcionar o aroma do lúpulo para o nariz.
 
Dicas
Você sabia que é um erro oferecer um copo gelado para servir uma cerveja? É que o contato da cerveja com a temperatura do copo produz condensação que irá diluir a bebida a ponto de alterar o sabor e a temperatura correta na qual deveria ser servida.

Cuidado ao lavar os copos. Os resíduos de detergente ou sabão que podem eventualmente ficar no copo, evitam que a cerveja desenvolva seu creme. Então lave-os bem e deixe-os secar naturalmente , sem contato com tecidos. E caso utilize lava-louças, certifique-se de que os copos estão em temperatura ambiente para receber a cerveja. 




Institucional

A Empresa
Nossas Lojas

Conheça mais
Nossos Cartões

Conheça mais

Sempre Vale Supermercados
Todos os direitos reservados. © 2016