Blog Sempre Vale



03/06 - Queijos e suas combinações


No inverno tudo é mais intenso. Os queijos são mais fortes, o vinho mais encorpado, as sopas mais cremosas e consequentemente os laços de amizade mais estreitos.

Com o objetivo de aproximar mais as pessoas através do paladar, o Sempre Vale criou esse blog com dicas para você receber seus amigos durante o inverno com pratos específicos da época.

Aqui iremos abordar desde combinações, decoração de mesa até receitas completas, tudo para você surpreender seus convidados.

Como preparar a tábua de queijos

Tão importante quanto a escolha dos queijos, a apresentação e maneira de acomodá-los, também têm que ser a altura. Nessa etapa, existem muitos detalhes que devem ser considerados para que a sua tábua seja um sucesso:



Quantidade
Para acertar na quantidade, considere em média de 150g a 200g de queijo consumido por cada convidado.

Aspecto e sabor
Para que os queijos estejam com as texturas e sabores originais, é necessário retirá-los da geladeira uma hora antes de servi-los.

Tábua
A escolha da tábua é primordial, e dois fatores devem ser levados em conta:

Tamanho
Vai variar de acordo com o número de convidados, podendo ser redonda ou retangular, com espaço suficiente para distribuir os queijos e fatiá-los, sem que fiquem apertados.

Material
O material mais indicado é a madeira, pela combinação e praticidade, porém outros materiais como vidro, cerâmica ou ardósia também podem ser usados. Somente o metal que é bom ser evitado, pois interfere no sabor do queijo.



Queijos e vinhos se complementam

Juntos, o queijo e o vinho são capazes de fornecer sabores impressionantes, porém temos que ser cautelosos nas harmonizações, para que um não cubra o sabor do outro. Dentro desse universo de possibilidades de degustação, em geral podemos seguir algumas regras básicas de harmonizações:
 
Como acompanhamentos, a sugestão é montar uma cesta de pães com variedades de pães com casca dura como pão italiano, baguetes e torradas, pois são opções neutras e não mascaram o sabor dos queijos.

O doce das frutas também equilibra bem a degustação dos queijos, principalmente os mais salgados. A indicação é usar frutas frescas como uvas, maçãs, peras fatiadas, cerejas e também frutas secas como figos, passas, ameixas e damascos.

 

Harmonização de cervejas com queijos

Já vimos que vinho combina com queijo, mas para os cervejeiros de plantão, temos uma boa notícia: cerveja também harmoniza com queijo.

A combinação de cerveja com queijo proporciona um sabor muito interessante, pois quanto mais forte o queijo, mais álcool deve conter a cerveja. Não é uma regra, e sim uma recomendação para quem gosta de harmonizar sabores.




Em especial as cervejas artesanais ganharam espaço em alguns países, e consequentemente o consumo de queijos como aperitivos, também aumentou, provando que essa combinação é o prato principal de muitos encontros gastronômicos.




Institucional

A Empresa
Nossas Lojas

Conheça mais
Nossos Cartões

Conheça mais

Sempre Vale Supermercados
Todos os direitos reservados. © 2016